Sonata ao luar, escuta guiada

A Sonata op. 27 no 2 Quasi una fantasia, mais conhecida como “Sonata ao luar” foi composta em 1801 por Ludwig van Beethoven e dedicada à uma de suas alunas, a condessa Giulietta Guicciardi, em 1802. Uma das obras para piano mais famosas do compositor, estava entre as favoritas do público da época.

O título “Sonata ao Luar”, veio cinco anos após a morte de Beethoven. O crítico e poeta Ludwig Rellstab comparou o efeito do primeiro movimento da sonata com o reflexo da luz da lua sobre o lago Lucerne (Suíça). O nome passou a ser usado em publicações em alemão e inglês o que o popularizou. O título divide a opinião entre os críticos. Uns acreditam que é uma alcunha enganosa que induz uma abordagem romantizada do primeiro movimento que possui um caráter fúnebre, enquanto outros acreditam que o título é inofensivo e até colaborou para que a obra ganhasse popularidade.

Uma das atividades que costumo trabalhar com os alunos, inclui a escuta e comparação de gravações diferentes de uma mesma obra e gosto de incluir algumas perguntas no final. O ideal é acompanhar as gravações com a partitura e fazer anotações das diferenças de uma interpretação para outra.

Você pode encontrar a partitura da obra completa aqui. O exercício está focado apenas no primeiro movimento, mas sinta-se livre para estudar também os demais movimentos.

Ouça três diferentes versões da obra abaixo e responda às questões:

1. Claudio Arrau (1903-1991)

2. Daniel Barenboim (1942- )

3. Maurizio Pollini

1. O que mais lhe chamou a atenção entre as três interpretações da obra?

2. Qual a extensão dinâmica do primeiro movimento?

3. Qual é a indicação do compositor quanto à pedalização?

4. A expressão Quasi una fantasia, quase uma fantasia, indica que a obra tenha características improvisatórias. Fantasia é um gênero musical cujas características de forma e estilo variam entre obras livres, de caráter improvisatório à obras que seguem um padrão formal. Indique um ou mais trechos que sugiram um caráter improvisatório.

Obrigado por ler até aqui, sugestões e dúvidas são sempre bem vindas!

Daniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close