A genialidade de Daniil Trifonov

Daniil Trifonov é um pianista genial, aclamado pela crítica, público e colegas pianistas. Ainda me lembro da primeira vez que assisti uma performance dele no YouTube em 2011, assisti sua prova no Arthur Rubinstein Piano Competition em Tel Aviv, Israel. Uma das peças que mais me impressionou foi sua performance da valsa Mephisto no. 1 de Franz Liszt: forma como ele consegue criar uma atmosfera macabra, sarcástica, as cores, o toque brilhante, a maneira como ele se move no teclado, e as caras e bocas que lhe são peculiar, foi uma performance impressionante. E não é para menos, Trifonov recebeu o primeiro prêmio na competição. Confira abaixo o vídeo da performance em questão:

Franz Liszt Mephisto Waltz no. 1 em Lá maior – Daniil Trifonov

A competição acontece em etapas diferentes: são duas etapas de recital de solo, um de até 40 minutos, outro de até 60 minutos; música de câmara onde todos executaram um quinteto; um concerto do período clássico e um concerto do período romântico ou do século XX. Dentre o repertório de Trifonov, eu me impressionei pelo fato dele ter escolhido os 12 estudos de Chopin do op. 25, talvez seja porque durante a mesma época o pianista também participou da competição Chopin em Varsóvia, Polônia, competição onde todo o repertório das provas deve ser formado de peças do compositor. Ele executa os estudos com tanta maturidade e facilidade e costuma incluí-los na íntegra em seus recitais solo. Confira abaixo o op. 25 de Chopin executado na íntegra:

Frédéric Chopin 12 Études op. 25 – Daniil Trifonov

E eu não conseguiria mencionar esta competição sem falar da performance da Sonata no. 3 de Scriabin. As cores e qualidade do toque aqui são muito bonitas, ele toca essa sonata de forma bem lírica e elegante sem deixar de trazer à tona o lado mais obscuro característico deste compositor. Confira a execução da Sonata abaixo:

A. Scriabin Sonata no. 3 em Fá # menor op. 23 – Daniil Trifonov

Alguns meses após ter ganhado a competição Arthur Rubinstein, Trifonov também foi laureado o primeiro lugar na Tchaikovsky Competition, que é outra grande premiação internacional que acontece em Moscou, Rússia. Dentre o repertório apresentado, a Sonata no. 3 de Prokofiev me chamou muito a atenção, Trifonov interpreta a obra de maneira bem enérgica com muito poder sonoro, suas interpretações trazem sempre um ar de frescor que apenas grandes artistas conseguem atingir, confira o vídeo:

S. Prokofiev Sonata no. 3 em lá menor op. 28 – Daniil Trifonov

Outra performance sensacional da Tchaikovsky Competition é o Concerto no. 1 de Tchaikovsky para piano e orquestra. A sonoridade brilhante de Trifonov funciona muito bem em um concerto tão potente onde o piano disputa espaço com toda a massa sonora da orquestra. Além do toque brilhante a clareza rítmica colabora bastante para um boa performance em conjunto.

P. Tchaikovsky Concerto no 1 em Si bemol menor op. 23 – Daniil Trifonov

Um ano antes de ganhar competições que são praticamente como a Olimpíada do piano, Trifonov foi premiado em outra grande competição, uma das mais prestigiadas no mundo todo a Chopin International Piano Competition. Abaixo, selecionei sua interpretação do Scherzo 4 porque gostei bastante de sua interpretação transparente e elegante, e tamanho lirismo que traz bastante frescor à obra.

Frédéric Chopin Scherzo no. 4 em Maior op. 54 – Daniil Trifonov

Depois de ter sido premiado em três grandes competições, que estão entre as mais prestigiadas do universo pianístico, a carreira do jovem pianista deu uma alavancada com inúmeras gravações de obras solo, de câmara e concertos com orquestra, participação em festivais e concertos no mundo todo e foi premiado diversas vezes pelo Grammy.

Como despedia, quero sugerir a performance do estudo op. 8 no 12 de Scriabin no Yellow Lounge, um espaço da Deutsche Grammophon que promove concertos mais informais com o objetivo de aproximar mais as pessoas da música erudita. No vídeo você vai ver Trifonov vestido de forma casual de camiseta, tênis e touca em um performance estrondosa deste estudo.

A. Scriabin Étude op. 8 no. 12 – Daniil Trifonov

Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!

Daniel

capa: https://daniiltrifonov.com/wp-content/uploads/2017/01/TRIFONOV_2017_06_8392small-1024×784.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
<span>%d</span> blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close