Sonata ao Luar: Roteiro de estudo [Parte 7]

Parte 7 cc. 60-69 – Coda

O post de hoje é continuação do roteiro de estudo da Sonata ao Luar. Você pode conferir os posts anteriores abaixo:

Para facilitar o estudo e não deixar o post tão longo, dividi o roteiro em sete partes e vou postá-las nas próximas semanas. Para conhecer mais sobre a obra dê uma olhada no post “Sonata ao luar, escuta guiada“, para conhecer mais sobre as sonatas de Beethoven, confira o post “Beethoven e as sonatas para piano“. A partitura que utilizarei como base nos posts é esta aqui.

A Coda, “cauda” em português, é o final de uma peça musical. A Coda funciona como uma espécie de cadência estendida e pode ter poucos compassos ou ser uma seção grande.

Na Coda do primeiro movimento da Sonata ao luar, o motivo do primeiro tema é repetido constantemente pela mão esquerda enquanto a melodia reapresenta as três formas como o acompanhamento foi estruturado durante a obra: arpejando acordes, arpejos quebrados e arpejos. A maior dificuldade deste seção é o controle dinâmico e a exatidão rítmica entre o motivo de colcheia pontuada seguida de semicolcheia com a tercinas do acompanhamento.

Obrigado por ler até aqui, comentários e sugestões são sempre bem vindos!

Daniel

Capa: imagem de Darius Soodmand

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